Páginas: [1]
Imprimir
Autor Tópico: Carta aos meus irmaos hoquistas, por Zé Carlos  (Lida 645 vezes)
linguadeperguntador
Global Moderator
Membro Completo

Ver Perfil
« em: Novembro 28, 2009, 04:02:54 »

A minha posicao e o meu alinhamento de pensamentos

Meus estimados irmaos hoquistas:

Nestes ultimos dias tive conhecimento das recentes movimentacoes para o re-lancamento da modalidade, por parte da Federacao e de uma auto-intitulada Comissao Administrativa, composta por 13 membros.

O numero 13 levou-me logo a pensar no seu siginificado em algumas culturas, nomeadamente aquelas que preconizam o numero 13 como o numero do “azar”, da “ma sorte” e das “ligacoes com o Diabo”, com o “Mal”.

Pelo lado da Federacao, organismo com existencia juridica e reconhecida pelos organismos Governamentais e nao so, pela propria Sociedade, que representa o Pais em Congressos Internacionais, que leva o nome de Mocambique agregado as siglas de Federacao e Patinagem, por muito que queiram ou nao estar de acordo, a Federacao e neste momento o unico orgao constituido, com direitos e deveres pelos os quais teem a responsabilidade de responder.

Existe uma corrente de pensamento muito forte por parte de alguns irmaos hoquistas, de que “nada foi feito”, de que “nao fazem nada”, que sao “assassinos”, que sao isto e aquilo, e esses mesmos irmaos nao se poupam publicamente em expor esses pensamentos e pergunto: o que conseguiram alcancar ate agora?

Sera que atacando ferozmente a Federacao e seus membros, alguns pais de familias, filhos de pais, irmaos de irmas, alguns deles familiares deles mesmos (alguns dos membros da Comissao Administrativa sao membros da propria Federacao), fazendo-o publicamente, os problemas com que a modalidade enfrenta, se irao “milagrosamente” resolver?

E claro que nao, pois ate hoje e apesar deses mesmos ataques vibrantes, cheios de energia, os problemas no hoquei em patins continuam a existir; ao faze-lo publicamente, e como irmos para a rua e para os jornais contar tudo aquilo que se passa dentro das nossa familias, nos nossos lares, o publico em geral vai rir-se e divertir-se a custa da nossa propria dor, sofrimento, zanga e raiva.

Nao meus irmaos, nao e este o melhor caminho!

Por favor, parem e reflictam um pouco sobre a forma como voces lidam com as vossas frustracoes, zangas, raivas, odio, ressentimentos, a forma como voces expressam esses sentimentos dificeis e negativos e verao que atacar, culpar, chantagear e outras formas improprias, nao irao conseguir resolver os problemas, pelo contrario, esses mesmos problemas irao aumentar de intensidade, complicar-se-ao e depois sera muito mais dificil encontrar solucoes para os mesmos.

Sugiro que comecem a olhar para aquilo que esta Federacao foi capaz de fazer, como a participacao em 2 Mundiais de Grupo “A”, um Mundial do Grupo “B”, a ida de tecnicos p/ formacao de tecnicos e arbitros, a participacao em reunioes do CIRH que culminaram com a entrega do proximo Campeonato Mundial a Mocambique.

Conseguem pelo menos visualizar estas realizacoes?

Depois sim, poderao partir para aquilo mais que poderia ter sido feito, mas que por razoes e justificacoes diversas nao foram feitas.

Entao, poderao olhar para as razoes e justificacoes pelas quais as tarefas que deveriam ter sido realizadas e nao foram, vejam como ultrapassar essas dificuldades, trabalhem em conjunto, ajudando uns aos outros, em torno da Unidade no seio da nossa Familia Hoquista.

Somos muito poucos, vivemos separados e em conflicto, nao conseguimos nos juntar e conversar de uma forma adulta e em torno sempre do mesmo objectivo, a melhoria do estado actual da modalidade.

Por exmplo, ja pensaram o que levou a modalidade a ficar sem campos?

Que accoes poderao fazer para se recuperarem estadios e recintos com uma ligacao historica e memoravel ao hoquei em patins, como o Estrela Vermelha (ou Malhangalene?), o Ferroviario, o SNECI, o D.Bosco, o Mouzinho, o Maxaquene (ou Sporting?), a Academica, a Fabrica de Refeicoes, os recintos escolares como da Escola Portuguesa ou Escola Internacional, etc.........isto so para falar do Grande Maputo.

Meus irmaos que fizeram as vossas cabecas?

Entao nao conseguem ver que os Angolanos continuam cheios de inveja por termos conseguido a organizacao do Mundial?  E porque conseguimos?
Porque Mocambique tem tradicao, e ainda respeitado por aquilo que fez no passado nao muito distante e que os Angolanos nunca conseguiram alcancar!

Ja se esqueceram que o Jojo Pimentel ficou cego para o resta da sua vida por causa de um odio e inveja de um atleta  angolano? Esqueceram-se que ainda agora em Vigo eles foram completamente anti-desportivos e aldraboes, mentirosos e falsos, na inscricao de 3 jogadores e depois ainda conseguiram subornar os dirigentes do CIRH, para nao perderem os pontos e assim conseguirem uma classificacao nunca antes alcancada, por forma a justificar o dinheiro gasto, que nos em Mocambique teriamos que juntar os orcamentos que o hoquei teve durante os ultimos 10 anos, para aquilo que eles gastaram numa so epoca?

Entao meus irmaos, voces nao sabem que o Abel Quita e um amigo muito proximo do Calabeto tendo inclusive “pastorado” umas “vaquinhas” na Suica, para o mangole?

Quem me diz que o Guita nao ira outra vez desempenhar funcoes para o Calabeto e levar o Mundial p/ Angola, sabotando o nosso trabalho? Ou sera que esta Comissao Administrativa ja nao e uma das formas pelo o qual o mangole esta a actuar no nosso territorio?

Perguntem ao Nuno e Bruno Adriao o que eles pensam do Guita, analizem bem e depois cheguem as vossa conclusoes.

Se o Guita quer ser genuino e honesto entao que aceite uma tarefa que a Federacao lhe confie, pois como ele proprio diz, ja conseguiu muita coisa para o hoquei, entao que se coloque a disposicao da Federacao.

Por favor acordem!

E preferivel continuar a ter esta Federacao que temos, e da qual faz parte o Telinho (Selecionador Nacional), o Celio (Conselho Juridico/Fiscal), o Bruno como Capitao da Seleccao e lutar internamente para que se ultrapassem as varias dificuldades, do que alinharem com o Calabeto e seus mandados. Por favos manos Pimenteis, nao facam parte deste disparate, em nome da vossa propria familia que muito nos honra e engrandece o hoquei!

E o Gito? Quanto tempo levou para regularizar a situacao juridica da Associacao de Patinagem de Maputo? Sera que agora e que vai o fazer? Sei que o Gito e uma pessoa util, porque nao te juntas aqules que precisam da tua ajuda e conhecimento, em vez de os atacar e “morder”?

E o tu Sandrinho, meu Capitao? Andas perdido, nao sabes se deves ficar em terra ou ir para o mar, pois ambas as situacoes te assustam; deixa-te ser guiado por aqueles que querem a modalidade por bem pois sei que es genuino e um bom colaborador, mas precisas de orientacao.

Agora quem esta a ficar zangado sou eu! E voces bem me conhecem quando fico assim, mas desta vez nao vos vou bater com o stique nem vos dar umas boas porradas como fazia no antigamente; agora lido com a minha raiva e frustracao de uma forma diferente, escrevendo e pondo os meus sentimentos e pensamentos por escrito, porque ficarao sempre escritos, aqueles que vierem no futuro poderao coninuar a ler e avaliarem o meu amor por esta modalidade.

Ao escrever farei igualmente chegar a esse mesmo publico (que espera ansiosamente pelos proximos episodios da Familia Hoquista para se rirem um pouco mais a nossa custa) esta escrita para o levar a conhecer que ainda existe alguem da Familia Hoquista que pensa e actua diferente, e nao como alguns de voces meus irmaos, embebidos e estasiados pelas palavras manhosas petroadiamantadas de um mandante estrangeiro!

A Luta Continua!!!!!!!

Do vosso sempre

Ze Carlos

Reino Unido, aos 27 de Novembro de 2009
Registado
Páginas: [1]
Imprimir
Ir para: