Páginas: [1]
Imprimir
Autor Tópico: Matcekahomo Clama por Falta de Escola e Posto de Saúde!  (Lida 458 vezes)
linguadeperguntador
Global Moderator
Membro Completo

Ver Perfil
« em: Março 18, 2010, 04:17:13 »

Sr. Director!

A preocupação do homem com a sua saúde e sua educação formal sempre foi constante como forma de preservar a própria sobrevivência, sendo inúmeros os progressos realizados a medida que a ciência avança e faz novas descobertas, diversificando as possibilidades de tratamento e de aprendizagem o mesmo parece que está difícil para população de Matcekahomo. Então a pergunta vem! quem olha para Matcekahomo? Não tenho resposta no entanto tenho consciência de que a evolução das formas de tratamento de doenças, de preservação de saúde e da educação renovada veio acompanhada de multiplicação dos seus custos, o que tornou impossível, em muitos países, o acesso da população em geral a essas evoluções tecnológicas.

Agora o que é mesmo preocupação da população de Matcekahomo é ver outras povoações a se beneficiarem daquilo que constituem obrigações do Estado e eles não! Electrificação do campo sim, mas não para Matcekahomo! Construção de Escolas e postos de Saúde sim, mas não para Matcekahomo afinal que mal fizemos nós perguntam me as populações de Matcekahomo a minha resposta sempre foi de persuasão por que sempre me foi difícil pensar que o Estado que surge sempre como o responsável pela preservação desse acesso ao serviço da saúde e de educação revela-se incompetente pois o que sei é que o Estado é peça importante para fazer frente as necessidades daquela população. Então estado como é algo abstracto quem deve olhar para Matcekahomo por que de incompetência do estado não acredito eu! Alguém deve olhar para os problemas de Matcekahomo quem é por que nem eu sei! Muito menos a população.

Já se disse Matcekahomo é uma das grandes povoações que o Distrito de Mandlakazi tem faz limites com Pinda ao sul, a norte com Lhalala, a oeste com Mussengue e a este com Maússe a traves da pequena planície chamado Guitsiguitsi. Há quem talvez não possa concordar com estes limites mas o Ngoyokoyo nos parece parte de Matcekahomo.

Constou me que populares de Matcekahomo já se manifestou colocando tronco nas estradas reivindicando a atitude do governo de lhes excluir de muitas das suas acções.

Com tudo, queria a pelar que não é assim como se resolvem problemas não é preciso usar a força é verdade que os vossos filhos estão espalhados a procura de escola, alguns estão em Lhalala, outros em Chiguivitane outros ainda no posto sede do distrito de Mandlakazi mas o que é necessário é que de facto quem é de direito comece a ver Matcekahomo com olhos de ver um povo com um conjunto de valores que devem ser respeitados e sobretudo preservados pois é a terra da família real de que o imperador Ngungunhane teve que desafiar para se fazer em Mandlakazi é a única das aldeias comunais criadas pelo colono.

Santa Rita que hoje não sei como se chama foi sempre escola mas não evolui a final quem ganha por isso? a doutrina Jus Navigandi afirma que é necessário levar se em consideração  todos os princípios Histórico, e socioculturais em todos os processos de planificação por que isso cria condições para a harmonização dos dispositivos constitucionais que fortalecem o todo em que se inserem.

A falta de Escola pelo menos de EP2, posto de Saúde e de iluminação são os principais gargalos de estrangulamento para o desenvolvimento das populações de Matcekahomo. Se ofendi não era minha intenção apenas recordar que estamos atentos. Mais não disse!

Samuel Chacate
Registado
Páginas: [1]
Imprimir
Ir para: