|
linguadeperguntador
|
 |
« em: Setembro 04, 2010, 04:39:52 » |
|
O tempo passa e os habitos mudam, mudam-se os tempos e mudam-se as necessidades... assim tenho dito quase sempre.
Esta devia ser a minha segunda carta derigida ao presidente da Republica, uma vez que não é, apenas vou centralizar-me na inquietacao que me inquieta, sou Moçambicano purro, Moçambicano de Raiz, sou um daqueles jovens criticos e descontente com a situação actual da minha Patria amada, o meu descontentamento ainda podia ter tido inicio muito bem antes do 5 de Fevereiro de 2008, mas como a palavra era: boms dias ainda estão por vir, Deus ainda ainda concedeu-me alguns dias de vida para ver esses ditos boms dias, mas tudo quanto meus olhos vé é apenas o contrario, boms dias foram todos aqueles que o tempo levou, apenas dias piores, um pior que o outro e a nossa sorte entregue as mãos do Salvador.
Sou um daqueles jovens que busca a vida sem cansar, basculando de todas as formas possiveis de forma onesta, eu e tantos lutamos dia e noite pelo bem estar, o bem estar das nossas vidas, mas me parece que estamos a remar contra a maré, lutamos por uma causa justa mas o sistema infernisa a mesma, tudo quanto nos leva a luta ainda é pessoal pois precisamos saciar a nossa sede para lutar por causas da nação, com todo respeito que tenho por vôz acham mesmo que desta forma seremos capazes de combater a dita pobresa absoluta que vôs meces dizeis que reside em nossas mentes? Tenho fome, não consigo pensar...
Lembro-me sem orgulho que a quinze anos atraz mesmno sem idade, fui convidado pela primeira vez para que fosse a uma urna votar, fui sem noção mas todo orgulho na esperanca de ter um FUTURRO MELHOR, acreditei no mesmo, mas como o futurro é algo incerto acabei não vendo, esse futuro que acabou sendo considerado de um espirito, o famoso "espirito de deixar andar ", 5 anos depois, jà consciente e com a noção do perigo era convidado para decidir novamente o meu futuro, disseram-me que estava diante de uma força, a mesma força que transportava no interior de min, aquela força jovem, imparavel e acima de tudo cheia de intusiasmo e esperança de vencer a vida, força caregada de esperança que qualquer um via em meu olhar radiante, força que cheguei a trasnsmitir aos outros jovens do meu tempo, a mesma força que levou-nos horas e horas, com batuques, apitos, cantando sem cansar por baixo do sol pendurado detraz das carinhas que nos trasnportavam por varias arterias da minha linda cidade da Matola, Matola em primeiro do meu saudoso Carlos Tembe que hoje o lembro cabisbaixo, eramos jovens motivados e inspirados, cantavamos sem cansar, a nossa rotina e a nossa mente era camnpanha, campanha, campanha, faziamos porque tinhamos fé, para alem da sede de vencer tinhamos fé em si Mano Guebas...
A força que trasnportavamos e trasmitiamos era mais forte que FORÇA DA MUDANÇA, acreditei e acreditamos que com a FORÇA DA MUDANÇA seriamos capazes de combater o espirito do deixa andar e lutar contra a pobreza absoluta, foi tudo bonito quando vi novas carras nos ministerios, algumas jovens, alguns com e outros sem experiencia como ministros, alguns colocados por acaso talvez por promessa ou forma de pagar certas dividas, desculpe-me pois alguns nem postura para serem ministros tem, mal articulam as palavras e mal se apresentam... prontos, foram 5 anos de emoção e entertenimento, muita agitacao e alguns em 2 meses foram mudados, claro estamos diante de uma força, FORÇA DA MUDANÇA, se não serve muda-se, nunca ensina-se a melhorar, aqui tudo é militar. Varios mudanças tiveram lugar pelo pais todo e nos eramos telespectadores e voces o cenario. E as nossa vidas? Nada vai nada vem.
5 anos passaram num piscar de olho em nome da dita presidência aberta, foram 5 de muita palavra, palvras essas que hoje percebo que era tudo politica e nada estava acima da politica, desta forma o tempo provou que o meu rico tempo gasto na campanha, foi mesmo um tempo gasto em vão, hoje percebo claramente que palavras são apenas palavras e não são mais que isso, são apenas palavras e nada mais. Percebo ainda que estamos diante de um governo ditador, um governo militar... digo e escrevo do fundo do coracao que EU lhe amei e como lhe amei, não para menospresar a ninguem, mas eu tinha fé... fé... fé e esperanca... hoje sou um joven sem sonhos, desesperado, com sonhos mergulhados no abismo e acima de tudo decepcionado com a sua pessoa, desculpe-me na dimensao do amor que lhe reselvei... Decepcionaste-me.
Hoje podes crer que é o dia da nossa separação, separo-me de Si com todo orgulho, podes ter a certeza absoluta que me separo por não teres comprido o nosso comprimisso, um dia prometes-me que na tristeza e na alegria, na saude e na doença, na fome e na miseria , na fartura e na pobresa estariamos sempre juntos, mas hoje não é o que se verifica, me deixas na fome, na pobresa, na doenca, na miseria e tristeza, tu do outro lado da vida me assistindo como se não tiveces nenhum comprimisso comigo, a isso chamo de traicao, és sim um traidor pra não ter que lhe chamar de um pessimo noivo.
Tinhamos um trato social, cuidar um do outro. Emprego que prometeu a esta juventude, a criacao de mais postos de trabalho.
Foram projectos por detraz de projectos, planos por detraz de planos, dinheiros gastos em coisa sem necessidade, muito luxo por baixo da pobreza absoluta, nunca sentiste na pele o custo de vida, razão pela qual olhas para as nossas dificuldades com despreso e desreispeito, sem o minimo de conciderção. Tens os olhos mergulhados no 7Milhoes, 7Milhoes são iguais a tantos projectos que não surtiram nehunm efeito, 7 milhoes gastos em baracas sem gestao, podes ter a certeza abosoluta que o governo nao é nenhuma isntitiucao bancaria para estar por ai destribuir dinheiro, essa missao deviam ter depositado ao BIM, ou a um a outra instituição bancaria qualquer da vossa confinca, os 7 Milhoes sò trouceram preguissa e fome, não se combate fome com fome, não se combate.
Dinheiro não e tudo nesta vida, mas politicas claras do mercado e desenvolvimento e que fazem uma nação. A uma dada altura esqueceu que nem todos os Moçambicanos são camaradas, nunca te esquessas disso. Respeito, dignidade e honra é o que faz uma nação e é o que esperavamos tanto ouvir no seu descursso, fizeste do nosso casamento o casamento mais infatil que ja vi em toda minha vida, vergonha Nacional, sujando ate o VERMELHO do batuque e da massaroca. Saber falar é uma VIRTUDE, saber ouvir é um DOM, e nôs Moçambicanos temos este DOM, sò não sentimos a sua VERTUDE, razão pela qual continuamos tudo e menos nada o que o senhor nos apelidou, desta forma nao senti o seu amor bem como A PAIXÃO PELA TERRA.
Mesmo na recta final do nosso divorcio, queria aproveitar dizer que o conselho de ministros é muito BOM em fazer levantamentos estatisticos, estao num bom caminho, mas a verdade nao sao dados estatiscos e avalicao de danos que nos importa, esperavamos ouvir algo diferente, uma vez que Cahora Bassa dizem ser nossa, se é que é, as aguas. Nao me parece terem estado numa troca de palavras pelo bem estar da nacao, dve ter sido um encontro militar, em que os subordinados estao apenas para dizer sim senhor, sim senhor, mesmo com opinioa diferente, a sua vos so serve para dizer sim senhor, sao idonios para sairem com uma solucao igual, creio que mesmo o conselho do parlamento infantil teria saido com uma solucao melhor, a nacao e o rosto real dessas manifestacoes, nao se fassam de desletrados por favor, o vosso eleitorado é o rosto dessas maifestacaoes, as nossas lagrimas, o nosso sofrimento devem ser o vosso orgulho, o despreso jogado em publico, despreso jogado a nação feriu-me a alma... não aguentei.
Lembrar aos Senhores da LEI E ORDEM, que voces tambem sao povo fora dessas roupas, nao se esquessam que poderao comprar pao ao mesmo presso que nôs. Desta forma me afasto de te na promessa de nunca voltar aos teus bracos, eu e tu ja era. Paz e amor, um pouco de concidercao lhe peco a quem contribui para que estejas nesse lugar, estas ai por multiplos votos de confiança que cada um de nos lhe depositou, saiba retribuir isso. Aquel abraço forte ao meu velho amor e saudações fortes a OJM. Mecre Manhiça Siyavuma...
2 de Septembro de 10
|