Páginas: [1]
Imprimir
Autor Tópico: CENTRO CULTURAL ORÙNMILÁ DE RIBEIRÃO PRETO  (Lida 2924 vezes)
Almanakut "Lava Jato" Brasil
Membro Herói
*****
Mensagens: 14263



Ver Perfil WWW
« em: Outubro 25, 2009, 02:08:17 »

 Grin Fundado em março de 1994, em Ribeirão Preto , no bairro do Tanquinho, o Centro Cultural Orùnmilá é uma entidade sem fins lucrativos que tem como função primordial a elevação da condição humana mediante a promoção da cidadania , da busca dos elementos da identidade sociocultural, da reconquista da dignidade e da auto - estima particularmente da população negra e demais integrantes das classes populares excluídos dos benesses da sociedade contemporânea e marginalizados por razões socio-politico-culturais. Desde sua fundação, o Centro Orùnmilá, para atingir o seu objetivo junto à população citada, pautou-se por uma filosofia que prioriza a Educação, a Arte a Cultura como elementos fundamentais para a superação de muitos dos problemas sociais, particularmente da violência e da criminalidade que envolvem crianças, jovens e adolescentes . Assim, o Centro Orùnmilá procura questionar e oferecer novos elementos para contribuir com a superação de um processo de educação de caráter conservador e elitista que predominou no Brasil, sem questionamentos, durante muitos anos. Atualmente, alguns progressos foram registrados no cenário nacional mas não se consegue transformar repentinamente toda a cultura gerada durante séculos pelo conservadorismo. É necessário tempo, sabedoria e o envolvimento cada vez maior de toda a sociedade.
 
Para desenvolver o seu trabalho, o Centro Cultural Orùnmilá procurou assentar a sua fundamentação teórica e filosófica unindo as mais avançadas e progressistas posturas teórico-pedagógicas com a tradição milenar da cultura yorubana, concepção filosófica e religiosa calcada em princípios de profundo respeito pela pessoa humana, pela vida e pela natureza. Dessa forma, o Orùnmilá reúne as contribuições de teóricos como Paulo Freire, Muniz Sodré, Antônio Gramsci, Milton Santos e Juana Elbein dos Santos e a milenar sabedoria da nação Yorubá e seus fundamentos filosóficos. Essa postura, embora ousada, não é inédita nem nova, experiências parecidas e vitoriosas já foram e continuam sendo realizadas no Brasil ressaltando, em particular, o trabalho da Comunidade Ilé Axé Opô Afonjá, da Bahia, cujo trabalho não só foi reconhecido como premiado nacional e internacionalmente.

 PRÁTICAS E FILOSOFIA
Desde a sua fundação, o Centro Cultural Orùnmilá trabalha com as diferentes formas de troca, aquisição de conhecimentos que formam um conjunto de atividades que, interpretadas em seu sentido mais profundo, redundam em um sistema e em uma pedagogia de ensino específica.

http://www.orunmila.org.br
Registado

Almanakut Brasil é um perfil personalizado, destinado aos internautas e comunidades adicionados em todas as regiões brasileiras e no exterior. Divulgar, informar, prestar serviços de utilidade pública, voluntariado, realizar intercâmbio entre os interessados..
Páginas: [1]
Imprimir
Ir para: