Páginas: [1]
Imprimir
Autor Tópico: "Abecedário" traça retrato vigoroso da herança africana no Brasil  (Lida 4453 vezes)
Almanakut "Lava Jato" Brasil
Membro Herói
*****
Mensagens: 14263



Ver Perfil WWW
« em: Outubro 28, 2009, 02:54:27 »

 Grin Triste

João Pontes S Gomes
SAO PAULO - SP - BRASIL

Durante muito tempo a cultura afro-brasileira foi perseguida, malvista e incompreendida. Batuques, candomblé e até mesmo a capoeira foram proibidos. Custou para que a herança africana em nossa cultura fosse percebida como algo importante, profundo e próprio. Mas agora é possível resgatar um pouco da expressividade e da simbologia de suas tradições, histórias e músicas, em "ABC afro-brasileiro", de Carolina Cunha, lançamento de Edições SM.

Combinando texto e imagem de forma lúdica e didática, ABC afro-brasileiro proporciona uma visão global e conhecimento introdutório sobre a influência dos bantos, congos, angola, minas, nagôs e muitos outros grupos étnicos na formação da identidade brasileira, e suas marcas deixadas na música, na dança, nas religiões, nos costumes, na arquitetura, nas festas, na culinária, na arte, no comércio e na língua. O leitor é aqui convidado a mergulhar no universo desses elementos para apreciar um mosaico significativo de aspectos característicos e elucidativos da cultura africana no Brasil.

Neste abecedário, cada letra traz um verbete que, juntos, compõem um retrato da herança africana na cultura brasileira, resgatando valores, comportamentos, tradições e as mais diversas manifestações culturais em âmbitos diversos.

As ilustrações de Carolina Cunha são um universo a parte. De cores fortes, quentes e vibrantes, as imagens trazem elementos da cultura afro-brasileira em ricos detalhes. A autora faz uso também de um mix de texturas, desenhos a lápis, guache e aquarela, cantigas e saudações que além de seus sentidos sagrados fazem às vezes de elementos visuais, entre outras explorações gráficas. Além disso, há muita expressividade nas caracterizações dos personagens, nos traços do rosto e do corpo.

A combinação entre imagem, texto e conhecimento profundo da autora sobre o tema é um diferencial desta obra, o que torna ainda mais atraente a leitura de ABC afro-brasileiro, tanto para crianças (a partir dos 8 anos) como para jovens e adultos interessados em conhecer a diversidade cultural do país.

Carolina Cunha nasceu em Salvador, Bahia, em 1974. Depois de se formar em Propaganda e Marketing na ESPM, em São Paulo, estudou design gráfico na School of Visual Arts, em Nova York. Trabalhou em agências, escritórios de design, redações de revistas e, atualmente, tem seu próprio estúdio, onde ilustra e realiza projetos gráficos para livros. Em 2002, publicou Aguemon – um mito yorubá da criação do mundo. Por Edições SM, em 2005, lançou Caminhos de Exu, na coleção Barco a Vapor e, em 2007, Eleguá eYemanjá, os dois primeiros títulos da coleção Histórias de Okú Láilái. Também ilustrou Oxente! A mulher enterrada viva, da coleção Brasil de Arrepiar, de Toni Brandão. Sua obra é resultado de inúmeras pesquisas e revela conhecimentos profundos sobre a herança cultural e religiosa afro-brasileira.

O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um catálogo de serviços educacionais e livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.

Título: ABC afro-brasileiro
Autor: Carolina Cunha (Brasil)
Ilustrações: Carolina Cunha (Brasil)
Número de páginas: 48
Formato: 27 x 20,5 cm
Preço: R$ 30
ISBN: 978-85-7675-450-3
Coleção: Álbuns/ABC

Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br


http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Educacao_Vestibular/2009/10/28/abecedario+traca+retrato+vigoroso+da+heranca+africana+no+brasil+8951036.html
Registado

Almanakut Brasil é um perfil personalizado, destinado aos internautas e comunidades adicionados em todas as regiões brasileiras e no exterior. Divulgar, informar, prestar serviços de utilidade pública, voluntariado, realizar intercâmbio entre os interessados..
Páginas: [1]
Imprimir
Ir para: