Páginas: [1]
Imprimir
Autor Tópico: 123 anos da abolição dos escravos, morre no Rio de Janeiro a princesa D. Maria  (Lida 1980 vezes)
Almanakut "Lava Jato" Brasil
Membro Herói
*****
Mensagens: 14258



Ver Perfil WWW
« em: Maio 14, 2011, 12:03:15 »

Morreu nesta sexta-feira (13), às 13h40, em sua residência, Rio de Janeiro, Sua Alteza Imperial e Real a Princesa D. Maria Elizabeth Francisca Teresa Josefa de Wittelsbach e Croy-Solre de Orleans e Bragança, com 97 anos de idade incompletos.


A falecida princesa era viúva do príncipe D. Pedro Henrique desde 1981. Sua Alteza Imperial e Real detinha o título de Imperatriz Mãe do Brasil "de jure", ou seja, de direito e não de fato, por ser mãe do atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, o príncipe D. Luiz de Orleans e Bragança, bisneto e herdeiro da princesa Imperial Regente D. Isabel, que assinou a "Lei Áurea", que hoje comemora 123 anos da libertação dos escravos.

D. Maria era também avó paterna do príncipe D. Pedro Luis que morreu no voo da Air France que caiu no oceano Atlântico.


D.. Maria nasceu em 9 de setembro de 1914, no Castelo de Nymphenburg, em Munique, Capital do então Reino da Baviera, do Império Alemão. Era neta de Ludwig III , último Rei Bávaro, antecedido pelo Rei que mandou construir o castelo Neuschwanstein, que inspirou a construção do"Castelo da Bela Adormecida", símbolo dos estúdios Disney.


A princesa será velada neste sábado (14), na Igreja Matriz de Vassouras (RJ), das 10 horas às 12 horas, onde será celebrada a missa de corpo presente, sendo em seguida sepultada, no Jazigo da Família Imperial no Cemitério Municipal da cidade.


A Princesa D. Maria de Wittelsbach deixa doze filhos, 29 netos e 9 bisnetos.


Títulos de nobreza e honorificos de D. Maria:


- Sua Alteza Real Maria Elizabeth de Wittelsbach, Princesa da Baviera;
- Sua Alteza Imperial e Real Dona Maria Elizabeth de Orléans e Bragança, Princesa do Brasil;
- Sua Alteza Imperial e Real Dona Maria Elizabeth de Orléans e Bragança, "De Jure" Imperatriz Consorte do Brasil (1937 a 1981);
- Dama das Ordens de Santa Isabel e de Santa Teresa e da Baviera;
- Dama Grã-Cruz de Justiça de todas as Ordens Imperiais Brasileiras;
- Dama Grã-Cruz da Ordem Constantiniana de São Jorge, da Realeza Napolitana.

http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Brasil/2011/05/13/no+dia+que+se+completa+123+anos+da+abolicao+dos+escravos+morre+no+rio+a+princesa+d+maria+10419632.html
Registado

Almanakut Brasil é um perfil personalizado, destinado aos internautas e comunidades adicionados em todas as regiões brasileiras e no exterior. Divulgar, informar, prestar serviços de utilidade pública, voluntariado, realizar intercâmbio entre os interessados..
Páginas: [1]
Imprimir
Ir para: