Páginas: [1]
Imprimir
Autor Tópico: Falcatruas, roubos, ladroagem do dinheiro do erário público na EDM  (Lida 4075 vezes)
linguadeperguntador
Global Moderator
Membro Completo
*****
Mensagens: 124


Ver Perfil
« em: Maio 09, 2012, 07:54:11 »

Caros colegas não foi de espantar a informação do “Bucha Estica – Arrogante e Ladrão” publicada no Jornal Magazine do dia 27 de Marco, mas sim, estamos deverás admirado pelo tempo que levou a vir ao de cima a Ponta do ICEBERG.

São tantas e tantas falcatruas, roubos, ladroagem e açambarcamentos do dinheiro do erário público protagonizado durante a governação da equipe do Eng. Manuel Cuambe e que nunca antes visto em parte alguma do País.

O grande erro e que contagiou logo toda as chefias da EDM foi o Eng. Manuel Cuambe ter metido na sua equipa o seu ponta de lança o Marcelino Gildo e a equipa corrupta do Norte, nomeadamente: Fernando Dias, Jonas Chitsumba, Fernando Balane e Luis Amado.

Toda a podridão ainda está muito longe de domínio público, mas sim, que é do conhecimento de toda a EDM, é, inclusive da nova administração.

O Cuambe já antes na DER e depois DEP andava em esquemas de grandes comissões e depois como PCA, com plenos poderes e o senhor todo poderoso, “institui uma organização oculta” na empresa para com várias equipas distribuir o dinheiro roubado do povo Moçambicano, entre as chefias da EDM e com pessoas bem posicionadas fora da empresa, ora vejamos:

Trio Dias, Chitsumba e Balane – todas ou quase todas as obras de reparação ou extensão da rede elétrica no País eram adjudicadas sem concursos públicos que por lei são obrigatórios (decretos 54/2005 e 15/2010).

Vamos ser sensatos, quantos de nós, trabalhadores da EDM, Povo Moçambicano, viu anúncios de publicação de concursos públicos da Direção de Distribuição - DID nos jornais de maior circulação no País durante o mandato do Manuel Cuambe? Quase nenhum ou não mais que o numero dos dedos de uma mão! E afinal de contas é uma das direções que mais dinheiro da tesouraria da EDM gasta….
Todas as obras eram distribuídas de forma sigilosa entre as empresas com forte ligação do Cuambe e ao trio corrupto, tais como Electroredes, Tes-Top, Electrotec, MPI e mais algumas….que iam drenando as chorrrudas COMISSÕES pela chefias da EDM.
Quem não conhece o famoso outsourcing do Trio Corrupto!! Alguém alguma vez viu algum concurso público para contratação de serviços para manutenção da iluminação pública para a cidade de Maputo, Matola e Beira? Alguém alguma vez viu algum concurso público para a recente aquisição de algumas centenas de carrinhas para o piquete e distribuição na EDM? Ninguém viu NADA!!!......

Mas todos conhecemos as empresas adjudicadas com chorudos contratos de milhões de dólares, como a ENGCO com a iluminação pública e a recente criada empresa pelos mesmos donos, Sr. Israel Casimiro e o Zimbabuano fugitivo do País de origem Sr. Davis John Riley, a Fleetco para fornecimento das carrinhas!
Afinal de contas criam empresas de venda e prestação de serviços com os amigos fora da empresa de acordo com as necessidades, ou melhor, criam essas necessidades e artimanhas, para drenar diretamente o dinheiro do erário publico para os bolsos pessoais…..isso é ladroagem e dá direito a CADEIA.
Será que não existe agentes de viaturas e empresas creditadas na venda e leasing de viaturas? Qual é o perfil profissional da Engco e Fleetco? A Fleecto só tem um ano de criação e nunca antes vendeu carros? Com quantas empresas faz negócios? Nenhuma! É só a EDM a sua cliente! Tem oficinas? Etc, etc, etc……
Os ex “donos” da EDM que já andavam acostumados a roubar e que agiam como donos, pensavam que todos que os colaboradores da empresa, desde do simples estafeta até ao pessoal mais sénior, eram todos uns tolos e cegos. Andavam enganados….mesmo assim, eram tão burros que não iam aprendendo as lições dos Aeroportos e outros tantos casos…
Sabemos todos nós que o dinheiro roubado não só dá para fazer uma piscina no terraço de uma vivenda, mas sim, muitos e muitos Palácios e Retiros de fim-de- semana. Foram muitos anos a roubarem e foi muito e muito dinheiro roubado. Será muito difícil e extenso contar toda a roubalheira perpetuada na EDM pelos que julgavam que eram donos e não um simples trabalhador e colega de qualquer como motorista, contabilista, etc.
O “gorducho corrupto” de mau feitio e arrogante maltratou toda a gente da DEF e alguns dos quais chutou para longe e por fim…. o feitiço virou contra o feiticeiro. Esse homem, não esse ladrão, só vive de comissões! Até para assinar cheques e fazer pagamentos a empresas pede comissão! Quem não sabe disso?!
A outra equipe liderada pelo Cuambe, o seu menino todo bonito Marcelino e o arrogante e incompetente o Luis Amado.
As grandes comissões já vêm sendo praticadas desde do tempo do Dr. Veloso, mas a sua revelia, na altura em que a DEP era controlada pelo grande senhor Cuambe. Em todos as adjudicações, os empreiteiros tinham que drenar “algumas luvas” para as contas ou envelopes chorudos que recebiam fora. O Sr. Cuambe continuou com essa prática e o Marcelino e o Amado iam passando a mola para ele. Isso é do domínio de toda a gente na DEP e outros cantos da EDM…
A outra equipa formada pelo Cuambe, Dias e Buque foram tirando as suas comissões com a compra dos pré-pagos. Quem não sabe disso….que existe um outro ”posto de cobraça de luxo” no Triunfo e que vez inveja ao “gorducho corrupto” que agora quer ultrapassar com a piscina no terraço….
Sabemos das falcatruas na GICO, etc, O Doutoríssimo Bajulador Sitoe maltrata todo pessoal da sua Direcção, técnicos com vários anos anos na empresa e experiência vasta e ninguem faz nada!! Fica até de sentinela quando fala ao telemóvel quando fala com os administradores!! Quando dinheiro não ganhou com o seu amigo das estampagens de camisetes, capulanas, reclames luminosos, etc...,
Agora esses ex-administradores estão quase que desempregados, encolhidos e com vergonha de cruzarem com os colegas!!!..Esperemos que daqui a 4 ou 8 anos que os trabalhadores não abrem garrafas de CHAMPANHE como aconteceu em algumas direções!!!!! Triste cenário....
Esperamos que a nova administração tenha o bom senso para repor a ordem na EDM.
Caro novo PCA, todos sabemos que o senhor tem conhecimentos destas falcatruas e de muito outras, mas foi das pessoas que mais andou a viajar para ir tirando ajudas de custo para o benefício pessoal.
De si, esperemos que dê um exemplo a empresa e ao País! Deixe de passear pelo mundo fora, como vez na altura do Cuambe e do Veloso! Que resultados trouxeram para a empresa essas viajens todas…nenhum!!! Só triplicaram várias vezes os chorudos salários! Só uma elite e chefias da empresa podem viajar, semana sim, semana não para SAPP e pelo mundo fora?? Esperemos que esta administração tenha a consciência necessária para analisar estas coisas. Mas sim, viaje dentro do País para ver, constatar, analisar e resolver problemas da empresa!
Caro Sr. PCA, o senhor sabe muito bem que estamos super endividados! As estruturas eléctricas estão a ficar a cada vez mais degradas por falta de manutenção! Todos os meses é necessário que faça uma grande ginástica para pagar salários! A empresa está num caos, etc, etc….
Se continuarmos na mesma caminhada será morte certa da empresa!
Caro PCA, quem viu, sabe e cala é porque CONSENTE esses desmandos! Então rogamos que sinterceda junto do Ministério das Finanças para que faça uma auditoria as contas e a todos os processos de aquisição de bens e serviços na EDM!!!! Queremos que o Gabinete de anti-corrupção investigue estas pessoas e as empresas dos amigos!!"

PS: Muito interessante, o que alguns gestores seniores da coisa pública em Moçambique andam a fazer com os NOSSOS DINHEIROS... A Procuradoria-Geral da República sabe disto? Aquela unidade especial de combate a corrupção que foi extinta e reestruturada sabe disso? Os nossos "representantes" no Parlamento sabem disso? O POVO MOÇAMBICANO SABE DISSO?!
Registado
Páginas: [1]
Imprimir
Ir para: