Páginas: [1]
Imprimir
Autor Tópico: Imundície volta a tomar conta do Kape – Kape  (Lida 1437 vezes)
linguadeperguntador
Global Moderator
Membro Completo
*****
Mensagens: 124


Ver Perfil
« em: Dezembro 11, 2012, 08:22:07 »

Sr Director!
Volto à ribalta em relação ao estado lastimável a que abraços o campo que viu a Lurdes Mutola nascer e crescer para as grandes lides do atletismo moçambicano!
O campo de futebol do Kape – Kape, localizado no bairro do Chamanculo, virou um verdadeiro pântano, conforme referi na última missiva publicada neste mesmo espaço, sob o olhar impávido e sereno de todos.
Há dias recentes, os homens do Conselho Municipal fizeram-se ao local para retirar o lixo estagnado no local, mas a situação continua, pois a mesma actividade não é feita constantemente e os populares não param de depositá-lo.
A retirada destes resíduos deve ser permanente e, para além disso, aquele lugar imundo da parte sul do campo necessita de um tratamento sério, tendo em conta que, os utentes não conseguem chegar ao contentor de lixo ali existente devido à lama que se instalou. Aquilo é um atentado à saúde das crianças que brincam naquele lugar, para não me referir aos próprios adultos que ali aproximam para assistir partidas de futebol.
Outro senão tem a ver com a rede de vedação que praticamente já não existe. Achamos nós que tem que haver reposição por quem de direito ou alguém ajude na recolocação da mesma, bem como dos chapas que cobriam a tribuna de honra que a olhos vistos, parecem que sumiram.
O Kape Kape não merece esta barbaridade, pois é um campo histórico e simbólico. Já trouxe várias alegrias ao desporto moçambicano e é um dos poucos campos do bairro existente, após o desaparecimento do campo do Xipamanine que virou “dumba – nengue”. Dalí surgiram várias estrelas, principalmente, de futebol, para não falar da oitocentista Maria de Lurdes Mutola que ganhou várias medalhas para o país, após ter começado a praticar desporto neste recinto.
Este lugar, para além de acolher um competitivo torneio de futebol que arrasta multidões diariamente, exceptos sábados e domingos, acomoda a equipa de futebol Kape – Kape FC que participa na segunda liga e por via desta, para época o recém despromovido do moçambola, o Desportivo de Maputo vai escalar este lugar.
Há que salvar aquele lugar que parece não ter um controlador e se existe, esse também precisa de ajuda para fazer face às péssimas condições que o recito apresenta. Kape – Kape foi reinaugurado após a reabilitação em 2002…passam dez anos, por isso clama por um retoque!
Tenho dito e muito obrigado.   

Alcides Bazima
Registado
Páginas: [1]
Imprimir
Ir para: